Pular para o conteúdo

Fístula Anal

Embora possuam uma denominação muito parecida com as fissuras anais, são doenças totalmente diferentes. As fístulas anais ou perianais, são processos inflamatórios quem envolvem o canal anal e a pele da região perianal. Caracterizam-se por orifícios ao redor do ânus que se comunicam com a região do canal anal ou do reto e por onde geralmente ocorre vazamento de secreções, como pus, fezes e sangue.

Na grande maioria dos casos, sua origem tem relação com um abscesso perianal, popularmente conhecido como furúnculo, que um dia acometeu a região anal. No entanto, além dos abscessos anais, a fístula pode ter sua origem relacionadas a infecções como doenças sexualmente transmissíveis (DST), neoplasias, doença de Crohn (DII) e radioterapia usada para o tratamento de outras doenças da região da pelve.

Como as demais doenças do ânus, sua apresentação e complexidade varia de acordo com cada paciente e seu tratamento pode ter grande variação. Fístulas pós-abscessos anais são geralmente tratadas com cirurgia, ao contrário de fístulas relacionadas a DST, a radioterapia, a neoplasia e a própria Doença de Crohn.

×