Pular para o conteúdo

Fissuras anais

As fissuras anais são rupturas do anoderma, ou seja, rupturas superficiais do canal. Geralmente estão relacionadas a traumas no canal anal, seja por fezes endurecidas ou quadros de múltiplas evacuações (diarreias). Cabe aqui ressaltar que a possibilidade de ocorrência de fissuras anais relacionas a graves doenças, como infecções oportunistas (DST), neoplasias e doenças inflamatórias intestinais.

Seu diagnóstico geralmente se baseia nos sintomas do paciente aliado ao exame físico. Dentre os sintomas, além da dor anal, principalmente durante e após as evacuações, costuma haver sangramento anal vivo e em pequena quantidade, bem como coceira na região perianal. A medida que a fissura envelhece (torna-se crônica), é comum o aparecimento de uma pele na região da borda anal conhecida como plicoma anal.

O seu tratamento irá variar conforme o tempo de evolução da fissura, mas principalmente com base nos achados ao exame físico. Neste contexto, envolverá desde melhorias da consistência das fezes, cuidados locais, uso de pomadas até a cirurgias.

×